Vira Vira

Project 19 of 310

O melhor hotel de Pucón e a experiencia do Art of Travel

Localizado em um maravilhoso parque nativo e cercado por estonteantes e imponentes Vulcões (alguns ativos e alguns adormecidos) e ao longo das margens do pacífico rio Liucura está o Hacienda Hotel Vira Vira que oferece um oásis de paz e lazer.

Foto Divulgação

O Hotel Vira Vira traz um novo conceito de férias à vida – que eles chamam de “A elegância da aventura” que significa hospitalidade pessoal combinada com uma grande variedade de aventuras, passeios e excursões inesquecíveis, que são adequadas aos interesses pessoais de cada hóspede.vira viraFoto Divulgação

Pucón, simplesmente, oferece o melhor em aventura – seja para explorar a cavalo os parques naturais intocáveis, escalar com um guia experiente o topo do vulcão, lutar com o nível da água com seu caiaque ou desfrutar do rafting no rio Trancura, as opções são inúmeras, para todos os gostos e idades!

Foto Art of Travel

Assim que chegamos ficamos muito bem impressionados com todo o espaço e decoração rustica chic, cheia de detalhes e artesanatos locais. O Michael, dono do hotel que nos recepcionou e nos levou até os quartos, ele e todo o staff são hiper atenciosos e prestativos.

Image-1 (2)Fotos Art of Travel

O nosso quarto era o “hotel suíte”, existem 6 desses, localizados dentro da casa principal do hotel. O meu, em especial, era maravilhoso, pois fica na quina do prédio e possui uma varanda muito agradável com vista para o rio e para a lagoa em frente ao hotel. Nada melhor do acordar toda manhã, abrir as cortinas e se deparar com um lindo visual.
O quarto é bem espaçoso e aconchegante, o banheiro também é ótimo, com duas pias, chuveiro e banheira.

vira vira quartoFoto Divulgação

Os 12 quartos que ficam no anexo são as “villas suítes”, lindos, e o diferencial é que, além de serem ainda mais espaçosos, ganham uma jacuzzi externa com vista para o rio e para as estrelas!

vira vira1Foto Divulgação

Depois de estarmos muito bem instalados, encontramos com o nosso guia para decidir o passeio que faríamos no dia seguinte. As opções são muitas e a programação é intensa, mas como tínhamos crianças de 2, 3 e 7 anos no grupo tínhamos que ser mais cautelosos com as escolhas, mas isso não foi o problema, conseguimos fazer tudo o que queríamos e as crianças simplesmente amaram e acompanharam muito bem em todos os passeios. Vou contar o que fizemos:

- Floating pelo rio Liucuria

O rio passa dentro do hotel, é muito calmo e lindo, lindo, lindo, porém com agua muito fria! O passeio de barco (que é um bote) é uma delícia, vamos remando enquanto se aprecia a deslumbrante paisagem ao redor. No final, se você for corajoso para enfrentar a água gelada, é possível mergulhar. Uma mesa com petiscos e bebidas é montada com todo capricho.

Image-1 (5)Fotos Art of Travel

- Camino al Vólcan – caminhada pelo vulcão Villarrica

A caminhada pela base do majestoso vulcão Villarrica é muito bacana. Ele tem 2.847 metros de altura e é o principal símbolo da cidade. De lá se vê um lindo visual com paisagens inesquecíveis, afinal não é todo dia que caminhamos em um vulcão ativo! São mais ou menos 1:30h de caminhada, onde passamos por uma trilha onde a lava percorreu e caíram muitas pedras vulcânicas da sua última erupção que ocorreu em 3 de Março de 2015, reparem na foto abaixo. O passeio tem direito a parada  em pontos estratégicos para fotos e lanche no final. Lembro que todas as crianças participaram desse passeio e adoraram!

Quem tiver disposição – e preparo – é possível subir até o topo.

Image-1 (6)Fotos Art of Travel

- Termas

O passeio para as termas, que nada mais é do que piscinas com água quente, vinda das termas. O lugar não é nada charmoso (é como se fosse um clube), mas a piscina é bem gostosa e as crianças curtiram. Ficamos um pouco decepcionados pois o que tínhamos como referência eram as termas do Atacama, que são no meio de natureza, em um rio, mas foi uma opção tranquila para se fazer com todo o grupo. É importante lembrar que existem outras termas para visitar, inclusive no meio do Rio como queríamos, mas escolhemos essa pela água não ser tão quente por causa das crianças – existem termas que chegam a 42 graus.

- Caminhada até a cachoeira e depois para um lindo e enorme lago, onde é possível mergulhar e a água não é tão gelada como a do rio. Esse passeio vale super a pena. Paisagem e visual estonteantes com uma leve caminhada por uma trilha.

IMG_7771Termas e o visual durante a caminhada para o lago

IMG_7381

A natureza exuberante durante a tilha
Fotos Art of Travel 

- Visitar a cidade e artesanato

Para dar uma quebrada nas trilhas e caminhadas a visita ao centro de Pucón é uma ótima opção, é super charmoso, cheio de lojinhas e restaurantes. A cidade estava lotada, muita gente e bastante trânsito. A praça com brinquedos é bem legal para quem vai com crianças. É possível também visitar uma feirinha de artesanato local.

- Los 3 Saltos

Os 3 saltos são 3 cachoeiras bem bonitas. Para conhecer as três fazemos uma caminhada em uma trilha, mas infelizmente é proibido mergulhar. Ao lado da primeira cachoeira existe uma área para picnic, com um jardim e mesas espalhadas.

IMG_7770Fotos Art of Travel

- Rafting

Foi o único programa que as crianças não participaram – e valeu super a pena para quem gosta de aventura. O nível é 3+, que é calmo, com trechos mais agitados e perigosos no Rio Trancura!

Image-1 (3)Fotos Art of Travel

Aproveitamos também uma tarde para conhecer e curtir o hotel, então fizemos um tour pela propriedade com o Michael que nos mostrou a casa dele que tem 4 quartos para hóspedes, que são usados somente quando o hotel está lotado. Conhecemos também a Ruca, que fica um pouco afastada da sede principal, em frente a uma lagoa, rodeada pela natureza.  É uma casa completa com 2 quartos, sala e cozinha gourmet, que também é usada para aulas de culinária com o chef do hotel.

Falando em comida, o hotel faz parte do grupo Relais & Chateaux, então o menu é elaborado, com ingredientes frescos, a maioria produzido no hotel. Além disso, se o hospede tiver algum pedido especial, o chef terá prazer em preparar!
As 3 refeições – incluindo vinhos e outros tipos de bebida – estão incluídas na diária, assim como todos os passeios com carro e motorista e transfers to/from do aeroporto.
Para chegar lá pousamos em Temuco e de lá são aproximadamente uma hora e meia (sem trânsito) até o hotel.

IMG_7398Fotos Art of Travel

Não existem voos diretos para Temuco, é preciso fazer escala em Santiago. Quem tiver tempo indicamos dormir 2 noites na ida ou na volta em Santiago para curtir um pouco a cidade. Clique aqui para ver as nossas dicas!

Enfim, as 5 noites que passamos no hotel foram incríveis e ainda ficamos com pena de não ter aproveitado mais a estrutura do hotel, já que os passeios tomam muito o seu tempo e todos são muito tentadores, você quer fazer tudo! Ou seja, quem puder indicamos passar uma semana no hotel para ter a oportunidade de fazer os passeios e aproveitar o hotel que é maravilhoso.

QUANDO IR

A melhor época para visitar Pucón é na primavera e verão (de Setembro a Março), quando se tem mais opções de atividades aquáticas e de natureza. O clima nessa época é moderado a quente, e chove pouco. No inverno a cidade fica mais vazia e fica bastante frio, mas se tem a oportunidade de esquiar no vulcão Villarrica, apesar da estação ser bem simples e com poucas pistas. O Vira Vira fica aberto durante o ano todo, fechando apenas em Julho e é perfeito tanto para uma viagem romântica quanto em família.

MAPUCHES

Os indígenas locais são chamados Mapuches que literalmente significa “pessoas da terra”. Esta civilização antiga passou por uma história difícil, encontrando continuamente oposição, mas eles permaneceram livres e independentes.
A Arte de Mapuche é conhecida pelo seu belo trabalho em metal, especialmente jóias de prata, como acessórios de cabeça e colares assim como esculturas de madeira únicas. Eles também têm uma tradição antiga na tecelagem de panos e carpetes.

Foto Divulgação

E antes de ir embora fizemos uma foto do grupo com o nosso guia, que nos acompanhou em todos os passeios. Ele se chama Patricio, uma figura e muito simpático e atencioso. Além de tudo é fotografo, então sabe de todos os pontos para tirar as mais belas fotos. Indicamos e queremos voltar!!

IMG_7458

Menu